quarta-feira, 30 de junho de 2010

Dados importantes sobre a Itália

Importantes dados sobre a Itália
DADOS PRINCIPAIS:
ÁREA: 301.302 km²
CAPITAL: Roma
POPULAÇÃO: 59,9 milhões (estimativa 2009)
MOEDA: Euro
NOME OFICIAL : República Italiana (Repubblica Italiana)
NACIONALIDADE: italiana
DATA NACIONAL: 25 de abril (Dia da Libertação).
IDIOMA: italiano (oficial), dialetos italianos, alemão, rético, francês, grego, albanês, sardo.
RELIGIÃO: cristianismo 83,2% (católicos), sem filiação e outras 16,8%.


GEOGRAFIA DA ITÁLIA:
LOCALIZAÇÃO: sul da Europa.

FUSO HORÁRIO: +4h em relação à Brasília
CLIMA DA ITÁLIA : mediterrâneo (SUL), temperado oceânico (NORTE).
CIDADES DA ITÁLIA (PRINCIPAIS): Roma, Milão, Nápoles, Turim, Palermo, Gênova, Veneza, Florença , Verona
REGIÕES: Abruzzo, Basilicata, Calábria, Campânia, Emilia-Romanha, Friuli-Venezia Giulia, Lácio, Ligúria, Lombardia, Marche, Molise, Piemonti, Apúlia, Sardenha, Vale de Aosta, Toscana, Trentino Alto Ádige, Úmbria, Sicília, Vêneto.
COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO: italianos 97,7%, outros 2,3% (censo de 1996).
DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 199 hab./km2.


ECONOMIA DA ITÁLIA :
PIB: US$2,3 trilhões (2008)

Produtos Agrícolas: beterraba, uva, milho, tomate, trigo.
Pecuária: bovinos, suínos, aves.
Mineração: petróleo, sal rochoso, feldspato, linhito, pedra-pome.
Indústria: máquinas, refino de petróleo, alimentícia, metalúrgica, química.
RENDA PER CAPITA: US$ 38.900 (estimativa 2008).





terça-feira, 29 de junho de 2010

Seleção Italiana

A Seleção Italiana de Futebol é a segunda mais bem sucedida seleção de futebol em Copas do Mundo, tendo saído vitoriosa em quatro. Venceu também uma Eurocopa e ganhou uma medalha olímpica de ouro.
A cor tradicional da camisa da seleção é em homenagem à antiga casa real italiana de Savóia, cuja família reinou o país de 1861 até 1946 e tinha como o brasão imperial a cor predominante azul claro (azzurro em italiano) e, portanto, os membros da seleção são apelidados Azzurri e a seleção, de Squadra Azzurra. Os calções são tradicionalmente brancos, e tradicionalmente também a combinação contrária (camisas e meias brancas e calções azuis) constituem o uniforme reserva. Uma triste lembrança em meio ao título na Copa do Mundo de 1938, entretanto, foi em relação ao segundo uniforme utilizado: totalmente preto, a cor do fascismo, tendo sido utilizado nas semifinais contra os anfitriões franceses. Calções pretos também foram utilizados na Copa do Mundo de 1966, no jogo contra a União Soviética.
A Itália foi a primeira seleção a conquistar duas copas do mundo consecutivamente e, a segunda a conquistar quatro títulos da Copa do Mundo ("tetracampeonato"). Em todos eles, contou com jogadores de origem italiana (considerados cidadãos italianos), nascidos em outros países: o brasileiro Anfilogino Guarisi, os argentinos Luis Monti, Attilio Demaría, Raimundo Orsi e Enrique Guaita (1934); o uruguaio Michele Andreolo (1938); o líbio de nascimento Claudio Gentile (1982); o argentino Mauro Camoranesi e o inglês de nascimento Simone Perrotta (2006).
Outros oriundi famosos foram os brasileiros José "Mazzola" Altafini, Angelo Sormani e Dino da Costa; os uruguaios carrascos do Brasil na Copa de 1950, Juan Alberto Schiaffino e Alcides Ghiggia; os argentinos Humberto Maschio e Omar Sívori; o suíço Roberto di Matteo; e, recentemente, o norte-americano de nascimento Giuseppe Rossi.



Uniforme Italiano:



Cultura

A Cultura da Itália é famosa pela sua arte, cultura e monumentos, entre os quais se encontram a Torre de Pisa o Coliseu de Roma, bem como pela sua comida (pizza, pasta, etc.), vinho, estilo de vida, elegância, design, cinema, teatro, literatura, poesia, artes plásticas, música (especialmente a Ópera), e, de uma forma geral, por aquilo que é considerado por muita gente "bom gosto". Os italianos podem ser considerados ao lado dos britânicos e franceses as pessoas mais elegantes do mundo.


Festividades e feriados

Data
Nome em português
Nome em italiano
Obs.
1 de Janeiro
Ano Novo
Capodanno

6 de Janeiro
Dia de Reis
Epifania

Data variável
Domingo de Páscoa
Pasqua

Data variável
Segunda-feira de Páscoa
Lunedì di Pasqua

25 de Abril
Aniversário da Libertação
Liberazione
1945
2 de Junho
República
1860
1 de Novembro
Todos os Santos
Tutti i Santi

8 de Dezembro
Imaculada Conceição
Immacolata

25 de Dezembro
Natal
Natale

26 de Dezembro
Dia de Santo Estêvão
Santo Stefano

31 de Dezembro
Noite de São Silvestre
San Silvestro


História da Itália

A Itália é um país da Europa meridional que faz fronteira ao norte com França, Suíça, Áustria e Eslovênia, cujo território principal forma uma península no mar Mediterrâneo e inclui duas grandes ilhas, a Sicília e a Sardenha. Sofreu, historicamente, a influência de etruscos, gregos e celtas antes de ser unificada em 262 a.C. pelo domínio romano. Roma continua a ser a capital da Itália até hoje. O nome Itália vêm da Roma antiga. Os romanos chamavam de Itália o sul da península Itálica ou Apenina, que significa "terra de bois" ou "terra de pastos".


A Itália influenciou bastante o desenvolvimento cultural e social de toda a Europa mediterrânea, bem como teve muita influência sobre a cultura européia. Importantes culturas e civilizações existiram no país desde o século VIII a.C., os gregos fundaram colônias na Sicília e no sul da Itália (Magna Grécia). Ao mesmo tempo, se instalavam na Itália os etruscos, que dominaram a região central da Península Itálica durante séculos. A civilização etrusca conheceu seu apogeu nos séculos VI e V a.C.

Música Italiana

A música da Itália inclui diversos ritmos tradicionais como a tarantela, obras-primas da ópera como as de Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini e Gioacchino Rossini e da música erudita Antonio Vivaldi. O país também é conhecido pelo seus tenores famosos como Luciano Pavarotti e Andrea Bocelli além de artistas pop contemporâneos como Eros Ramazzoti, Vasco Rossi, Mafalda Minozzi e Laura Pausini. Se destacam na composição de trilhas sonoras de cinema, com Nino Rota, Ennio Morricone. Na música eletronica destaca-se o DJ Gigi Dagostino, Benny benassi e pioneiro do ritmo Giorgio Moroder. Ja no Rock as bandas de heavy metal Lacuna Coil e Rhapsody of Fire sao as mais conhecidas fora do país.






Laura Pausini:




Baixe a música Bellissimo Cosí , de Laura Pausini:



http://www.4shared.com/audio/9Z3CMT1x/Bellissimo_Cos_-_Laura_Pausini.htm



Veja o vídeo Un hecho Obvio, de Laura Pausini:



http://www.dailymotion.com/video/xers9_laura-pausini-la-solitudine_music





Eroz Ramazzoti:





Baixe a música Será, de Eros Ramazzoti:



http://www.4shared.com/audio/-ZyODk8M/Eros_ramazzoti_-_eroz_ramazott.htm

Veja o vídeo Cosas de la vida, de Eros Ramazzoti:

http://www.youtube.com/watch?v=jZIoxw0ca9E&feature=related



sexta-feira, 18 de junho de 2010

Comidas Típicas


Os italianos são conhecidos por comer pratos generosos com bastante massas e comidas típicas. Muitos acham que o macarrão e a pizza são as mais populares entre os italianos, mas na verdade a Bruschetta (antepasto italiano) e o Carpaccio (carne de terneira). Confira os 10 eira). Confira os 10 pratos típicos italianos.

1. Bruschetta

2. Carpaccio

3. Macarrão

4. Pizza

5. Ciabatta

6. Porcino

7. Risoto

8. Cappellacci

9. Tartufi

10. Cannelloni

Moeda Italiana


O Euro (EUR ou ) é a moeda comum para as nações que pertencem à União Europeia e que aderiram à zona Euro. As moedas de euro têm dois lados diferentes: um lado comum, europeu, mostrando o valor da moeda, e um lado nacional, mostrando um desenho escolhido pelo país membro da UE onde a moeda foi cunhada. Cada país membro tem um ou vários desenhos únicos a esse país.

Para visualizar as imagens do lado comum e para ter uma descrição detalhada das moedas, ver moedas de euro.

Inauguração de Italy

Estamos inaugurando um novo trabalho de informática. A partir de agora falaremos sobre a Itália. Lembrando que esse trabalho substitui a P4 de Informática